quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia anunciada

Só muda o cenário, mas a tragédia é a mesma.Casas arrasadas, soterramentos, pessoas mortas...
Mais uma tragédia, tento me manter longe dessas notícias ruins porque fico muito impressionada e também fico muito revoltada, tragédias que muitas vezes não poderiam ser evitadas, mas poderiam ser minimizadas...Mas hoje uma imagem apertou bem fundo meu coração, na verdade duas imagens, a primeira foi de uma senhora sendo salva por uma corda, fiquei chocada, ela ainda tentou salvar o cachorrinho, mas não conseguiu, a segunda foi a cena do bebê de 6 meses que ficou embaixo dos escombros por mais de 10 horas e só não morreu porque o pai, herói, ficou com ele no colo todo esse tempo...Na hora que estava assistindo essa cena do bebê estava com o meu Levi do lado e me coloquei no lugar da mãe desse bebê e imediatamente as lágrimas me vieram aos olhos, imagina gente, um bebê, um bebezinho assim como o nosso, inocente, indefeso, ali debaixo de um monte de concreto, lama, sem entender nada do que estava acontecendo, perto de perder a vida, a curta vida...E quantos outros bebês não tiveram a mesma sorte desse e acabaram morrendo??Meu Deus...quantas pessoas mais perderão suas vidas até que se faça algo??Se é que algum dia alguém vai fazer alguma coisa...
Rio, São Paulo, pessoas perdendo a vida de uma forma chocante.Tragédias anunciadas sim!!Ano passado foi Angra dos Reis, teve também o Morro do Bumba, na hora os políticos prometem mudanças, prometem tirar as pessoas das áreas de risco, a mídia não para de transmitir, mas depois, ninguém lembra, até chegar a próxima tragédia e começar tudo de novo.Quanta falta de planejamento na construção dessas cidades, eu como geográfa fico chocada como as coisas foram sendo feitas de qualquer jeito, nem parece que temos governadores, planejadores.É claro que a população também tem sua parcela de culpa, jogam lixo em qualquer lugar, entopem os lugares por onde a água escorreria, ocupam áreas que não poderiam ser ocupadas, desmatam, e por aí vai, depois que tragédias como essa que estamos vendo acontecem ninguém consegue entender...Eu entendo muito bem, é só a natureza respondendo, nada mais que isso, vão construindo, desmatando, concretando e aí meus amigos está o resultado de um progresso desmedido e a corda arrebenta de que lado mesmo??Dos mais fracos é claro!!Quem mais sofre são os mais pobres, além de perderem vidas, perdem todos seus bens materiais, tentam reconstruir, até a próxima enchente...
Enfim, temos que educar nossas crianças, não são elas o futuro do nosso país?? ensinar a não jogar lixo na rua, ensinar a não desmatar, mostrar a importância da natureza mostrar que não somos superiores a ela somos sim parceiros amigos, dependemos dela para viver harmonicamente.
Só espero, meio que utopicamente, que algo seja feito, afinal para aumentarem seu salários eles são bem ligeirinhos, que tirem essas pessoas das áreas de risco, que deem a elas um lugar digno para morar, que façam uma campanha de conscientização para a população...Sonhar não custa nada né...E em meio a todo esse horror se não sonharmos com uma sociedade melhor e mais justa o que será de nos...
Que Deus console as pessoas que perderam entes queridos nessa tragédia, console principalmente mães que perderam seus filhos, pois acredito eu, não existe dor maior que essa, é dor na alma...

2 comentários:

Roberta Portela disse...

Ai, nem fala.... Muita tristeza tudo isso. Tb estou fazendo um post sobre isso. Fiquei arrasada com as cenas..

Kelly Resende disse...

Nossa, eu tb não vi mta coisa sobre a tragedia, mas vi na net esse resgate do bebe e vi na TV o vídeo da mulher com o cachorrinho, que desespero!!! Eu q amo animais chorei...
Beijos