sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fraldas de pano

Há algum tempo venho procurando uma fralda noturna que de adapte ao Levi.A história é que meu pequeno Levi faz muitooooo xixi durante a noite e já testei algumas fraldas e todas vazaram, que dizer, essa semana estou testando a Fralda Conforto Noturno Turma da Mônica, essa AINDA não vazou, mas achei ela um pouco "dura" ao contrário do nome dela conforto noturno achei que ela deve ser bem desconfortável.Aí passeando pela net me deparei com as fraldas de pano, já tinha lido algumas coisas a respeito, mas nunca tinha me interessado em comprar, mas hoje eu vi nelas uma chance do meu Levi não ficar tão molhado durante a noite.
Vamos lá ao que eu pesquisei:a maioria das mãe usam fraldas de pano importadas, existem sim fraldas de pano nacionais, mas como algumas mães alegaram não teem a mesma absorção que as fraldas noturnas será???brasileiro adora super valorizar "o de fora" e também porque usam plástico na sua constituição poliéster,mas é só externamente e a quantidade é miníma,  concordo em torcer o nariz pelo fato de conter plástico, já que umas das propostas das fraldas de pano é diminuir o impacto do lixo no meio ambiente e também deixar o bebê mais fresquinho e por conter plástico a fralda nacional deve esquentar mais do que a importada, mas enfim só da pra emitir uma opinião fazendo o teste né?!E estou completamente tentada a comprar pelo menos duas marcas para testar uma nacional e outra importada, nessa altura do campeonato não dá mais para usar só fralda de pano no Levi, já que fizemos chá de fralda e temos muitas em estoque, mas poderei usar no Levi em dias mais quentes , morro de dó de colocar aquele tanto de plástico no meu bichim, logo ele que é super calorento, e também durante a noite.
Entrei em dois sites de marcas citadas pelas mamães tem outras marcas bem citadas também, mas são marcas internacionais que não são vendidas no Brasil e os sites internacionais que vendem cobram um preço absurdo pelo frete e eu não tenho coragem de pagar, pelo menos não antes de usar uma fralda de pano e ver que realmente vale a pena... http://www.fraldasdipano.com.br/ que é importada e http://www.babyslings.com.br/fraldas_de_pano_web.htm que é nacional.Achei as fraldas muito lindinhas, dá realmente vontade de comprar, mas existem vários modelos, com vários tipos de aborventes e realmente fiquei meio perdida...Gostei mais aparentemente das fraldas da Dipano por não terem plástico, mas em compensação as fraldas da Babyslings são mais baratas.
Pesquisando também li uma informação que me deixou um pouco preocupada:
Um estudo promovido por cientistas alemães sugere que o uso das fraldas descartáveis pode estar associado à infertilidade masculina na idade adulta. A somar a todos os restantes malefícios apontadas às fraldas descartáveis, como a sua condição de poluidoras e causadoras de alergias e problemas ginecológicos, este estudo, desenvolvido pela Universidade de Kiel, afirma que o uso de fraldas descartáveis pode estar associado à infertilidade masculina.O uso deste tipo de fraldas, muito em moda e que parecem querer destronar as clássicas fraldas de tecido, pode explicar o aumento da infertilidade masculina nos últimos 25 anos, associada a uma acção negativa no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino.As fraldas cobertas com plástico aumentam significativamente a temperatura do escroto e dos sacos testiculares e a temperatura é crítica para o desenvolvimento testicular normal e para a saúde do esperma. Basta a subida de um grau de temperatura para todo o processo de desenvolvimento estar comprometido. O grupo de cientistas mediu e analisou a temperatura das bolsas testiculares de 48 pessoas, de bebés a homens até aos 42 anos de idade, que usavam fraldas de algodão e descartáveis e verificaram que a temperatura subiu, o que não acontecia com os que usavam fraldas de tecido. O estudo abrangeu dois períodos de 24 horas: durante um deles, os meninos utilizaram fraldas laváveis de algodão e, durante o outro, fraldas descartáveis recobertas com plástico. A temperatura era medida durante caminhadas e durante o sono. A temperatura retal foi avaliada para comparação. A temperatura era consistente e significativamente mais elevada - até 1ºC acima da temperatura corporal, durante o uso de fraldas descartáveis. A temperatura retal era significativamente menor que a temperatura escrotal quando as crianças usavam fraldas descartáveis e igual quando usava fraldas de algodão.Em adultos, a exposição à altas temperaturas (por exemplo, episódios de febre e saunas) pode reduzir a contagem de esperma, tendo sido utilizada como forma contraceptiva em homens. O risco subsequente da infertilidade adulta em meninos cujos testículos não descem na idade normal é atribuído ao aumento da actividade testicular. Um aumento prolongado da temperatura escrotal no início da infância pode, portanto, ter papel importante para a saúde e função testiculares, com implicações para a fertilidade masculina.
Fonte:http://www.abcdobebe.com/vestuario/fraldas-descartaveis-causam-infertilidade.html

Alguém já ouviu alguma coisa a respeito???

Enfim, li mais pontos positivos do que negativos negativo só o preço, que acho que compensa com o tempo, e não ser tão prática quanto a descartável no uso das fraldas de pano, dependendo da nossa experiência o próximo bambino irá fazer mais uso de fraldas de pano.
Pontos positivos:
-As fraldas de pano são feitas de materiais respiráveis, livres de produtos químicos. Elas são suaves ao toque da pele, além de super absorventes, diminuindo a incidência de dermatites. O gel utilizado, nas fraldas descartáveis, absorve toda a umidade, inclusive a da pele do bebê. Além dos resultados relativos a assaduras, há estudos que relacionam o aumento da temperatura, gerado pelo uso de fraldas descartáveis ao aumento da infertilidade masculina.

-Para o bebê: São suaves ao toque da pele e seus tecidos são respiráveis, além de super absorventes.
Para os pais: As fraldas são fáceis de colocar e práticas de se lavar. Elas podem ser lavadas à máquina, como qualquer outra roupa do bebê, e saem praticamente secas. Não precisam ( e nem podem) ser passadas a ferro.

-50% do lixo de uma família com bebê são de fraldas descartáveis. Esse lixo, especificamente, demora em torno de 450 anos para ser absorvido pela natureza. 5.500 fraldas (número aproximado utilizado por uma criança de 0 a 2 anos e meio) gera uma tonelada de lixo que é despejada para fora de nossas casas e jogada no planeta.Praticamente todos os produtos que compramos têm um impacto no planeta. As fraldas não são uma exceção. O importante é procurarmos informações e tomarmos uma decisão consciente, de acordo com os nossos objetivos.

-As fraldas  de pano são reutilizáveis e podem ser de tamanho único. Um bebê usa, em média, 5.500 fraldas de 0 a 2 anos e meio. Cada fralda descartável custa, também em média, R$0,60.Fraldas  de pano garantem qualidade por centenas de lavagens, podendo ser usadas em mais de uma criança. Façam as contas!


 E olha como são lindas!!!

 Alguém já usou ou conhece alguém que usa para me dá umas dicas?????




4 comentários:

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oi amada.. eu não usei fraldas de pano não, mas parece ser uma boa idéia. fiquei tentada, rs, quem sabe no próximo baby, pra Kamila acho que não vale mais a pena já que daqui alguns meses quero começar o desfralde.. ela tb faz bastante xixi a noite, mas qdo era pequena vazava mais, hoje uso qualquer uma e não vaza. a que sempre funcionou aqui foi a PAMPERS, não deu aí?? beijos

Nine disse...

Oi Dayane!

Não conheço as fraldas de pano (salvo as de antigamente), mas já li em vários blogs sobre o assunto.
Aqui em casa não rola não...adoro a idéia, mas não cabe mais essa obrigação no meu dia a dia.

Agora sobre fralda que não vaza eu posso te indicar a Turma da MÔnica Soft Touch (uso diurno e noturno) que além de ser muito boa, só vaza quando estrapolado o tempo de uso ou no inverno caso o baby tenha tomado muito líquido a noite e aí faz muito xixi.

Dá uma testada!

Beijos,
Nine

Mãe de 2 disse...

Olá, eu conheço e uso as Dipano, gosto muito, inclusive agora elas vem com um recheio noturno, que é super absorvente, a parte do tecido do bolso que dá a sensação de seco é muito boa mesmo, aqui chego a usar por umas 10 horas, sem vazamentos, hoje em dia uso 100% fraldas de pano.

Acho o custo benefício delas excelentes, pois elas vem com um recheio + um reforço, as demais, vc tm que adquirir o recheio a parte, o que acaba saindo mais ou menos o mesmo valor, além do que, as Dipano usa o pul como impermeável, que é respirável também, beijos

Dani feliz disse...

Ola,Faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica. Abraços