sexta-feira, 18 de março de 2011

Deixar chorar até dormir??????

Esses últimos dias, como já até comentei aqui, o Levi não tem dormido bem.Até uns 4 meses ele dormia bem, acordava umas 2 vezes durante a noite, mamava e dormia.Só que esses últimos dias o sono dele anda meio, leia-se totalmente, desregulado, pode ser por causa da virose, mas estou com medo disso virar rotina e meu sono ir para o beleleu...Ele já tá bem, se recuperou da virose, as manchas estão sumindo, já está bem esperto, o apetite está voltando ao normal, só o sono que não se normalizou.
Hoje cheguei aqui no trabalho e um colega comentou que o filho dele de 11 meses vem acordando ás 2 hs da madrugada e não dorme mais, ele disse que esses dias ele e a esposa dele deixaram o bebê no berço chorando por mais de 1 hora até dormir sozinho...Só de ouvir isso meu coração doeu, gente, eu não conseguiria NUNCA deixar meu bebezinho chorando no berço durante 1 hora e fingir que nada estava acontecendo e continuar dormindo.Isso suscitou em mim a velha discussão de se é correto deixar o bebê chorar até dormir.Se é correto ou não acho que nunca se chegará a um consenso, mas euzinha aqui não conseguiria deixar meu Levi chorando no berço e não ir até lá atendê-lo, concordo em ajudar o bebê a dormir sozinho, não ficar pegando ele no berço toda hora, tentar niná-lo e acalmá-lo no berço mesmo, pegá-lo no colo em último caso, mas confesso que o cansaço me impede de agir assim.O que acontece aqui é o seguinte: coloco o Levi para dormir, geralmente ele dorme mamando, assim que ele cochila tiro ele do peito, dou a chupeta e coloco no berço, isso por volta das 21 hs, por volta das 23:00 hs ele acorda, na verdade ele não chora, fica só reclamando no berço, assim que vejo que ele acordou pego ele no colo, sento na cadeira, no quarto mesmo e dou de mamar, em 5 minutos ele dorme de novo, depois disso ele dorme mais umas 2 horas e acorda de novo, e isso se repete a noite toda, às vezes de 2 em 2 horas, 1 em 1, isso vai variando, como já estou morta de cansaço não consigo nem raciocinar, só pego ele no colo e já dou de mamar, nem penso em ninar, nem nada disso, aí ele volta a dormir em 2 minutos, acho que ele já tá meio que acostumado a ficar mamando, sei que tenho quer ter paciência para ensiná-lo, aos pouco e com carinho, a dormir sozinho, mas chego uma dia chego lá...Rs!!
Só não tenho coragem de deixar meu bichim chorando até dormir sozinho jamais!!
E vocês, o que fazem quando seus bebês acordam na madrugada???

7 comentários:

Mari Hart disse...

Deixar chorando não!!! Eu no meu "achismo", acho que se ele dormia bem e agora não, deve ter uma causa e o jeito é descobrir o quê.

Fiquei 4 anos sem dormir uma noite com leo, mas ele nunca dormiu bem desde RN, é diferente.

Vc conhece a shantala?! já tentou?! Acho um sonífero! rs!

Bjokas querida!

Andrea Fregnani disse...

Oi, Dayane, aqui em casa temos a rotina do banho, mamadeira e berço, entre 20:30 e 21:00, de usn tempos pra cá a Alice não qeur mais dormir, primeiro fica levantando no berço, até cansar, então começa chorar, nós temos a maior paciência acalmamos ela, mas não tiramos do berço, nem deixamos ela lá chorando sozinha...acho que ´pe uma fase que vai passar.
bjs pra vc e o Levi

Kelly Resende disse...

Ih, Dayane, sobre esse assunto não posso te ajudar, pois a Clara sempre deu um trabalhinho a noite. Teve períodos que ela acordava a noite toda, assim como o Levi tá fazendo agora. Do mesmo jeito q vc faz, eu sempre vou lá e dou o peito e ela dorme no peito. Nunca consegui fazer diferente. De repente ela começou a diminuir as acordadas noturnas e hoje se estiver tudo normal ela acorda no máximo 2 vezes, chega a dormir a noite toda, pro meu espanto. rsss
Sinceramente, eu não sei se tem mto o que fazer, acho que são fases e que passam, as vezes a pessoa fica num desgaste danado tentando arranjar uma formula que acaba não dando certo, eu acho que é esperar e ter paciencia.
Beijos

Kellen Mahy disse...

Nossa! Parece que eu estava lendo a minha rotina.... igualzinho! Com a diferença queo cansaço me faz levar o Davi para a minha cama (rsrsr). Puro comodismo...
Independente, não sei como te ajudar, se descobrir, me conta?

Mamãe Cristã disse...

flor sou da mesma opinião que vc, não consigo deixar minha bebe chorando não, tem q ser mt sangue frio pra fazer isso, ou ter mta paciencia, não sei. olha, a Kamila até hoje não dorme a noite toda, como ela não chupa bico, ela acabei fazendo meu peito de bico, eu já me acostumei. eu faço assim, o berço dela eu tirei uma grade e grudei com a minha cama, quando ela acorda, eu vou no AUTOMÁTICO, ponho ela deitada do meu lado, ela mama, e nós 2 dormimos. as vezes acordo e ela está na cama, as vezes está no berço, rs, faço tudo meio q sonambula, rs. beijos

RENATA disse...

Oi Dayane!!!

Tb não concordo e não conseguiria deixar o Lucca chorando...

Assim que ele fez 2 meses passou a dormir a noite toda, sem acordar pra mamar, nem nada, coisa de 8 horas seguidas...

Quando o ficou doentinho começou a acordar 1x na madrugada, mas tb só mamava e dormia... depois que melhorou, voltou a dormir a noite inteira de novo (ufa!).

Vc já falou sobre isso com a sua médica::::
Pelos comentários acima, acontece com muitos bebês, talvez seja uma coisa dele mesmo...

Beijinhossssssssssss

Mirys disse...

Day: vou nadar meio contra a correnteza, mas como deu super certo lá em casa, achei que deveria compartilhar.

Pare de fazer isso, mulher!!! Você está atrapalhando o seu sono, o sono dele e a alimentação também. Vou explicar...

O Levi está (estou presumindo, pelo que você falou) condicionado a acordar, de duas em duas horas, para mamar 5 minutos e voltar a dormir. Ele não consegue entrar no sono profundo e o corpinho dele vai acostumando com isso. Está automático pra você? Pois é... pode estar automático para ele também...

Você não consegue dormir direito (e, daí, fazer nada mais direito) porque também está condicionada. Se ele não chora alto, só resmunga e você já acorda e vai lá no quarto dele, você está condicionada a acordar a cada 2hs. Imagina se ele começar a ter sonhos super legais e falar durante a noite (como o Guigo)? Você vai pirar!!!

A amamentação do Levi será prejudicada porque (1) você não está dormindo direito, (2) seu corpo não tem tempo pra se recompor com ele ali, a cada duas horas, (3) você não está se alimentando ou tomando líquidos depois das mamadas, para dar combustível para a próxima produção de leite (pelo menos, não vi você falar disso após as mini-mamadas da madrugada).

Então, amiga, ninguém é partidário da teoria de deixar a criança se esguelando no berço e os pais dormindo tranquilamente (??? nem dá, né?), no quarto ao lado.

Mas, tente colocar uma cadeira beeem confortável no quartinho dele e ficar sentada lá, SEM pegá-lo no colo, quando ele acordar. Assim: ele resmunga, você comparece (até porque ele já está habituado a isso), passa a mão no corpinho dele e fala "a mamãe está aqui. Mas agora é hora de dormir." Senta na cadeira (onde ele te veja) e fica lá com ele. Só isso! Sem pegar, sem amamentar (nem é amamentação, não é mesmo?).

Você provavelmente vai ter trabalho por uns 5, 6, 10 dias. Porque vocês dois estão acostumados a outra rotina. Mas, depois vai ficar bem mais fácil, mais cômodo e mais adequado para vocês 2: todo mundo com o sono em dia, dormindo a noite toda, com pique, energia e leite para o dia seguinte!

Tente e você me conta, tá?
Boa sorte!

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com