quinta-feira, 14 de abril de 2011

Susto e mais susto...

Depois de vários sustos estou de volta, confesso que esses dias estava tão cansada e preocupada que não tinha ânimo de vim escrever aqui...
Vamos aos fatos...Peparem-se porque o texto é longooo...
Semana retrasada, mas precisamente dia 30 de março, eu notei umas pintinhas vermelhas na orelha do Levi, não era carocinhos, era tipo umas pintinhas de sangue, tipo quando apertamos a pele e fica manchada de sangue?Então, a orelha dele estava com esses pontinhos e eu achei estranho, perguntei para a babá dele se tinha acontecido algo, se ela tinha visto essas pintinhas em outra partes do corpo dele, ela me disse que não e falou que achava que a orelha dele estava daquele jeito porque ele tem mania de ficar puxando a orelha, enfim, eu fiquei desconfiada sabe aquele sentimento de mãe???
Os dias foram passando e eu comecei a notar que as pintinhas começaram a aparecer em outras partes do corpo, só que bem sutis, quando foi no sábado, dia 2 de abril, ele começou a ficar febril, 37.8, dei um antitérmico e passou, quando foi na madrugada de sábado para domingo ele teve febre novamente, mediquei novamente, no domingo ele amanheceu bem, não teve mais febre, só que as pintinhas se mutiplicaram, ele ficou todoooooo pintadinho, e eu fiquei super preocupada, pensei em sarampo, rubéola, catapora, mas ele estava bem sem febre, brincando e comendo normal, mas mesmo assim corremos com ele para o pronto-socorro, quando chegamos lá a médica já examinou ele com uma cara de preocupada e eu precebi isso na hora, ela falou que aquelas pintinhas se chamavam petéquias(Uma petéquia é um pequeno ponto vermelho no corpo,na pele ou mucosas, causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos) poderiam ser ocasionadas por uma virose ou então poderia ser púrpura(A PTI (ITP em Inglês) é uma doença do sangue que envolve a imunidade.PTI significa Púrpura (áreas roxas da pele e mucosas)Trombocitopênica Auto-imune (uma diminuição das plaquetas do sangue). Também se conhece como Púrpura Trombocitopênica Idiopática que significa que a causa da baixa de plaquetas é desconhecida.O que os experts sabem é que a PTI ocorre quando uma pessoa produz anticorpos antiplaquetários que se juntam às suas próprias plaquetas. Devido a isso, o sistema imune do corpo elimina as plaquetas pensando que são bactérias.O resultado disso é uma diminuição na contagem plaquetária,ou Trombocitopenia) quando ela falou isso meu coração quase parou, na minha família tem um caso de criança com púrpura e outro que teve leucemia, que também envolve baixa de plaquetas e que um dos sintomas são as petéquias(A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de causa não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células na medula óssea. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras que originam os elementos figurados do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos e plaquetas). Os principais sintomas de leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), glóbulos brancos (causando infecções) e plaquetas (causando hemorragias e manchas roxas). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo início de tratamento rápido) é claro que a médica não me falou que desconfiava de leucemia, até porque se ela falasse uma coisa dessa eu caia dura no chão né...só que como já tinha casos na minha família eu sabia que meus primos tinham tido essas pintinhas, os sintomas de púrpura e leucemia são um pouco parecidos, só que a leucemia é claro é mais devastadora...Enfim, a pediatra pediu um exame de sangue, na verdade pediu três:contagem plaquetaria, coagulação de sangue e hemograma completo, sai do consultório sem chão, lá vamos tirar sangue do meu pequeno, levamos el no laboratório e o assistente que estava lá não conseguia tirar sangue do Levi porque a veia de bebê é muito difícil de "achar" lá vamos nos para outro laboratório, o outro rapaz tinha mais jeito, mas mesmo assim foi uma tortura, segurar meu bebê daquele jeito, ver ele desesperado, tremendo de medo, e olhando pra mim e para o Cristiano com cara de pânico não foi fácil, minha vontade era de pegar meu bebê e sai correndo daquele lugar, acabar com aquele pesadelo, mas aquilo era para o bem dele, além de tudo tiveram que tirar sangue dos dois bracinhos dele...Depois de tirar sangue o Levi ficou inconsolável, ele chorava sem parar, tentamos acalmar ele de todas as formas, mas não tinha jeito, ele só se acalmava quando íamos com ele para fora do hospital, quando entravamos com ele no hospital era um escândalo, então ficamos revezando, eu ficava um pouco lá fora com ele e depois o Cristiano ficava até o exame ficar pronto, nesse tempo de espera passou tanta coisa pela minha cabeça, e eu sempreeeee sofro por antecipação, não sabia do resutado, mas já sofria achando que meu filho poderia ter uma doença grave, de que nossas vidas poderia mudar aquele dia, enfim todo o drama de uma mãe preocupada.Quando peguei o resultado estava tremendo, nessa hora o Cristiano estava lá fora com o Levi, eu peguei o resultado e olhei direto para o número de plaquetas, estava escrito que o normal é de 150 a 400 mil paquetas por m³ de sangue é o resultado do Levi deu 316 mil(nunca vou esquecer esse número..rss!) eu estava tão nervosa que não conseguia raciocinar e em um primeiro momento achei que as plaquetas dele estavam a baixo do normal, aí levei logo para a pediatra ver e quando ela viu os resultados também respirou aliviada e falou que graças a Deus os exames dele deream tudo normal, ufaaaa...parecia que nesse momento meu coração tinha voltado a bater, que alívio!!Ela disse que deveria ser um virose mesmo, já que os exames dele tinham dado normais,não receitou nada, só falou que se ele tivesse febre era para dá antitérmico, e disse que se aparecesse machas roxas no corpo dele teríamos que leva-ló novamente ao pronto-socorro para se feito um novo exame de sangue...aiai...Voltamos para casa um pouco mais aliviados, mas eu ainda estava com uma preocupação no coração, coisa de mãe mesmo, só iria sossegar quando aquelas pintinhas sumissem...
Na segunda-feira tudo tranquilo, até achei que as pintinhas estavam sumindo, na terça-feira a babá do Levi não pode ir e ele ficou com minha mãe, tudo seguia tranquilo até minha mãe me ligar chorando falando que o Levi estava todo empolado, que as machas tinham aumentado, e que tinha aparecido uns caroços no pescoço, nos braços e na virilha... nossa, eu desesperei comecei a chorar, estava no trabalho, imaginei que ele estava com machas roxas pelo corpo, começou a passar um monte de besteira minha cabeça, só que eu trabalho longe da minha casa, então pedi para minha irmã levar ele no meu trabalho e de lá levamos ele para o pronto-socorro, liguei para o Cristiano chorando e ele veio correndo nos buscar, quando vi o Levi fiquei mais trannquila, ele estava empolado, como se tivesse alergia de alguma coisa, os caroços que apareceram não eram parecidos com as pintinhas, parecia mesmo uma alergia, ele estava todo vermelho, morri de dó, mas estava esperto, brincando, rindo, coisa mais linda de mãe!!
Lá vamos nos novamente para o hospital, chegando lá a médica disse que realmente era uma alergia, só que não tinha como saber do que era, eu desconfiei do repelente que ele estava usando(já até falei dele em um post anterior, o óleo de Citronela) ele tem um cheiro muito forte, mas já tinhas umas 3 semanas que estava usando no Levi e não tinha dado nenhuma reação, ela disse que poderia demorar para ele ter reação mesmo, ela disse que até as petéquias poderiam ter sido provocadas pelo repelente, ela disse que já tinha atendido algumas crianças com aquelas pintinhas decorrentes de uso de repelente, enfim, ela receitou um antialérgico e uma loção para passar no corpinho dele.
Na quarta-feira levei ele no pediatra dele, ele deu um olhada no exame de sangue, disse que estava tudo normal mesmo, e desconfiou que o Levi estava com alergia ao leite...afff...cada hora é uma coisa, ele receitou leite a base de soja APTAMIL, que é muito ruim, mas o Levi tomou de boa, já disse que tenho um bebê anjo???
Ele disse que não poderia afirmar que ele tem alergia a lactose, mas que quando um bebê tem alergia o primeiro vilão é o leite, mas que teriamos que observar, poderia também ser alergia a algum produto que foi usado para lavar a roupa dele, detalhe estava usando sabão em pó e amaciante nas roupas dele, quando falei isso o pediatra me olhou com uma cara...rss...disse que roupa de bebê só se lava com sabão de coco, pois usar outros produtos podem originar algum tipo de alergia, enfim, teremos que observar...então nada de leite, só a base de soja, nada de sabão em pó, nada de amaciante e nada de repelente de óleo de citronela...?Marquei um alergista para ele essa semana para ver o que ele fala...
As machas começaram a sumir esse semana, para alívio da mamãe aqui, agora estou meio neurótica com tudo que o Levi come, usa, coloca na boca...rss!
Mas graças a Deus, depois do susto, está tudo bem!!Fiquei bem desconfiada que as pintinhas vermelhas não tinha relação com a alergia, acho que ele teve uma virose e depois uma alergia e minha intuição de mãe diz que ele não tem alergia a leite...mas vamos ver no que dá, espero que não dê em nada, que passe e não volte mais!!Rss!!
Sei que ainda vou passar por muitos sustos, então haja coração...
Agora vou ler todas os bloguinhos e ver tudo que eu perdi!!

7 comentários:

MÃE DO GUI disse...

Menina,

Que sustaço hein? Nossa, fiquei angustiada só de ler o post...Mas ainda bem que está tudo bem com esse levadinho do Levi!!!

Bjokas

Sofia disse...

Que dias passaste!!! Mãe é assim mesmo sofremos por qualquer coisinha que afecte o nosso pequeno.

Que bom que no final não era nada grave :)

Bom fim de semana

Andrea Fregnani disse...

Dayane que post tenso, Graças a Deus está tudo bem com o Levi, agora é observar mesmo, saiu uma matéria na Crescer de abril sobre alergias, seria bom vc ler, pode ajudar a identificar se ele tem alergia ou não,
bjs

Anônimo disse...

Dayane, acho que vc não vai ler esse coment, mas vou ficar na expectativa... rs! É que estou exatamente com os mesmos sintomas do seu filhote (com o detalhe que tenho 31 anos e estou grávida). Tem como vc me atualizar se chegou à conclusão de ser alergia a leite? É que minha sorologia só fica pronta daqui a dois dias, que estão demorando bastante para passar... Agradeço e vc nem sabe quanto!!!

Nelson disse...

Com suas experiências ajuda outras mamães e papais!

Aline Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Gabriel disse...

nossa hoje estou na mesma situação das manchas,
quero logo que amanheça...meu filho está desse mesmo jeito, só que um detalhe a mais...as pintinhas só na orelha e muitas manchas roxas pelo corpo todo, imaginem minha cabeça e meu coração.Vou correndo ao medico.
E detalhe tenho problemas de colunas, estou que não me aguento.Peço a Deus, muita paz e calma...acredito eu que não tenho estruturas.